Tem ideias para um PDF dinâmico?


Se tem ideia que um PDF dinâmico é um PDF que sempre se sobressai e mostra o seu valor, causando até inveja a outros PDFs preguiçosos, não é nada disso que estamos a falar.

PDF é um formato de documento, a sua sigla significa Documento de Formato Portátil (Portable Document Format) e foi um formato criado pela Adobe para facilitar a troca de ficheiro entre dispositivos e sistemas operativos diferentes, facilitando o que era a guerra de softwares entre fabricantes. E todos nós conhecemos este formato prático e que se usa em muitas vertentes.

Normalmente criamos um PDF a partir de outro formato, por exemplo um documento em formato WORD convertemos para PDF. Ou seja criámos um PDF estático, à base também de um documento estático.

Um PDF dinâmico, é um documento criado a partir de uma fonte dinâmica, que desta forma, apesar de ser o mesmo documento, vai criar um PDF diferente.

Exemplos em que podemos criar sistemas de PDF dinâmicos?

Um diploma, um certificado, resultados de um teste ou formulário, um relatório, uma avaliação, um orçamento, tabelas de resultados, estatísticas ou seja qualquer coisa que receba informação ou colocada num formulário que precisa de ser preenchido, ou que vai buscar a uma base de dados ou API, e assim produz um PDF, com um estilo formato mas com a informação variável ou dinâmica.

No seu negócio faz sentido criar PDF dinâmicos?

#pdf #dinâmico #programação

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.