Previsões para 2023


A não ser que o futuro seja óbvio é muito díficil fazer previsões que façam sentido.

Certamente também se tem rido de previsões falhadas de anos anteriores e como a realidade é sempre mais rebuscada que a ficção.

Dito isto, o que é que já sabemos? Que o cenário empresarial está sempre a mudar e pode ser influenciado por uma ampla gama de factores. No entanto, existem duas áreas-chave nas quais os empreendedores poderão querer se concentrar nos próximos anos para terem sucesso.

A primeira são as habilidades digitais. À medida que a tecnologia continua a avançar, os empreendedores precisarão ter um bom entendimento de ferramentas e plataformas digitais para comercializar e vender eficazmente os seus produtos ou serviços. Isso poderia incluir proficiência em mídias sociais, optimização de mecanismos de busca, plataformas de comércio eletrónico, bem como um entendimento de análise de dados e publicidade online. Não devemos esquecer a “recém” chegada Inteligência Artificial que está a deixar todos doidos.

Em segundo, a resiliência. Empreender pode ser um caminho desafiador e incerto, e a capacidade de se adaptar e perseverar em tempos difíceis será crucial para o sucesso. Os empreendedores precisam de saber navegar por mudanças imprevisíveis no mercado e flutuações económicas, bem como lidar com retrocessos e fracassos. Construir uma forte rede de apoio e desenvolver a capacidade de permanecer positivos e motivados diante de adversidades será essencial.

Por isso, eu não diria para começar a preparar-se para um ataque zombie (baseado em outras previsões), mas sim de continuar a ser ágil, sendo capaz de se adaptar às circunstâncias que estão sempre a mudar, e ter a preseverança de continuar, independente dos desafios ou contratempos que possa encontrar.

E na sua opinião, como acha que vai ser 2023?

#opiniões #previsões #2023 #negócios #empreendedorismo #habilidadesdigitais #resiliência #adaptação #sucessoempresarial

Comente em como acha que vai ser 2023

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.