Morrer mil vezes para passar para o nível 2


Morrer mil vezes para passar para o nível 2 !

Sempre tive uma relação muito “séria” com os computadores. Desde sempre que temos computadores em casa e olhando para trás entendo que a forma como fui introduzido ao tópico influenciou sempre a minha relação com “eles” (os computadores).

Apesar de ter jogado muito computador na minha infância/adolescência, os computadores nunca foram um brinquedo. A minha mãe era programadora e os computadores sempre tiveram essa conotação de trabalho, de algo profissional, de responsabilidade. Até mesmo para jogar, o meu pai obrigava a ler as instruções todas antes, ter sempre muito cuidado para não estragar e andar devagar, até mesmo em jogos de corridas.

E eu abracei esse conceito, gostava de fazer tudo com responsabilidade no computador, incluindo jogar, tirar apontamentos, ler informação complementar. Alguns jogos tentávamos fazer o mais parecido com a vida real, jogos de 90 minutos de kickoff (jogo de futebol), viagens reais em simuladores e os jogos de aventura como todas as séries Quest (Police, Space, King, etc.) eram missões de grande dificuldade e seriedade.

Não havia internet, senão conseguíamos passar um obstáculo, simplesmente não andávamos para a frente. Os jogos eram difíceis, morria-se mil vezes para passar para o nível 1. Lembro o meu vizinho deixar o computador ligado dias enquanto ele pensava como havia de passar um enigma do King’s Quest, era assim que eu também queria jogar.

Maior parte das pessoas, não gosta de computadores, estamos numa época de tablets, telemóveis, consolas, não há tempo, não há concentração, ninguém gosta de coisas difíceis . E eu entendo o mundo está difícil, o trabalho esgota as pessoas. Ninguém quer morrer mil vezes para passar ao próximo nível. Até nos jogos, eles quase fazem tudo por nós, passa-se tudo automaticamente.

Os computadores ou o digital não precisam de ser os nossos melhores amigos, podemos ter o compromisso que são ferramentas profissionais, que ou nos ajudam em alguma dimensão ou então devem ser descartados. Agora uma coisa eu posso garantir há muito mais por detrás do nível zero, neste jogo.

PS: Para os saudosistas, o meu setup aqui era : um 286 com drive 5 1/4 e 3 1/2, um HD bem pequeno, placa gráfica EGA, placa de som Adlib (vejam bem as colunas potentes),trackball e uma impressora Epson de 9 agulhas. Pormenor que enfatiza o texto, tinha que meter as capas de plástico sempre depois de usar e uma capa rígida para o teclado.

#digital #difcil #286 #adlib #EGA #spacequest #policequest #kingsquest #greatcourts2 #nitromentoria

Veja este post no Linkedin

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.