Queres aprender duas lições profissionais de uma iguana marinha?


Como a grande maioria dos animais na natureza, por observação, podemos ver o seu instinto sábio em acção. Da iguana marinha podemos apanhar dois pontos muito interessantes que nos ajudam a trazer equilíbrio na nossa vida profissional.

Esta espécie tem uma característica singular entre os seus pares lagartos, pois é o único adaptado à vida aquática. E a pergunta pode ser, o que vão eles fazer ao mar?

Vão à procura do seu sustento, mergulham para comer e fazem-no com intenção e objectivo. Algumas referências dizem que apenas mergulha para comer e dentro de água não perde um momento senão para comer e devorar tudo o que encontra pela frente. Mesmo não sendo as nadadoras perfeitas, elas podem mergulhar até 20 metros de profundidade e usam o seu corpo, juntamente com a cauda e conseguem até ficar imersas perto de uma hora.

Passado o mergulho, é tempo de voltar ao sol e tratar de outras necessidades.

Primeira lição então é trabalhar com intenção e apenas o necessário para as suas necessidades.
Não ir para o “mar” passar o tempo ou fazer trabalho de pouca qualidade. Se está numa profissão na qual faz menos do que poderia fazer, veja se não pode fazer menos quantidade mas com mais intenção. Procure um patrão que valorize o trabalho de coração. Explique que pode fazer mais no mesmo tempo ou em menos tempo caso se aplique.

A segunda lição, é voltar do mar e dedicar-se à sua vida.
O mar é o sustento, não é a sua vida. O seu emprego é o seu sustento, não é a sua vida.
Não procure vida social no trabalho, foque na razão porque mergulha todos os dias no mar e volte o mais rápido possível.
A sua família agradece. Os seus amigos agradecem.

De seguida, vai ter que voltar a mergulhar, mas vai fazê-lo com mais gosto e intenção, porque sabe que tem tantas outras coisas para fazer fora do trabalho.

E tu o que mais gostas de fazer fora do trabalho?

#workhard  #playharder  #trabalho  #equilíbrio  #burnout  #profissional

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.