Como seria a sua empresa se não existisse o mundo digital?


Ainda se lembra como funcionava as empresas antes do mundo digital?
Chegar cedinho ao escritório antes do patrão chegar, começar a tratar das papeladas ou tralhas em cima da mesa e fazer maior das tarefas de uma forma individual.
No meio de uns telefonemas talvez precisasse de ir consultar algumas coisas ao arquivo, tirar umas fotocópias para preparar uma proposta e da parte da tarde, tinha que ir ao banco e aos correios tratar de uns recados.

As reuniões arrastavam as pessoas relevantes, não sem antes ser necessário preparar um bom relatório para se ir munido de informação e uma secretária também tinha que estar presente para apontar tudo para depois meter no arquivo.

Tudo se fazia, mas não à velocidade nem à escala da comparação de hoje. Se há coisa que evoluiu foram os processos e as comunicações, a entrada do mundo digital permitiu a colaboração mais fácil, o ser mais rápido e com escala superior.

Dito isto, não vale a pena limitar os negócios no alcance e na velocidade que eles podem atingir, por vezes o limitador somos nós mesmos a pensar que não podemos vender no Porto porque somos de Lisboa, ou que não podemos vender em Espanha porque somos de Portugal, ou que não podemos vender na ásia, porque somos europeus.

Virá o tempo em que se pode vender para outros planetas? Não sei. Mas até lá, porque não usar o digital para se expandir no planeta em que está? Não se conforme se a sua empresa trabalhava da mesma maneira que fazia há 10 anos atrás é altura de mudar processos, é altura de mudar de comunicações.

E no seu caso, como tem lidado com as mudanças dos tempos na sua empresa?

#digitalização #transformaçãodigital #negóciosonline #colaboração #escalabilidade

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.