Autokey, mais um essencial do Windows


Eu sou de uma época, em que o progresso tecnológico era o aumento de funcionalidades para o nosso dia a dia. Quem tinha mais botões ganhava!
Entretanto com o passar do tempo, em nome da facilidade ou em nome da estética agradável das interfaces, muitas vezes boas soluções estão escondidas ou deixaram de existir.

Para combater isso uma das ferramentas que tenho logo num computador novo é o AUTOKEY – https://www.autohotkey.com/ .

Na realidade esta ferramenta é uma linguagem de programação que permite fazer muitas coisas simples, muito adaptadas às nossas necessidades. Normalmente conjuga uma automação de teclas a fazer qualquer.

Para perceberem alguns exemplos vejam algumas coisas simples que eu faço :
Combinação de teclas, para ter datas em vários formatos, por exemplo escrevo “ddd” e ele escreve a data de hoje : 06-05-2022. Mas tenho isso também para data e hora.
Tenho atalhos para IPS que preciso de usar frequentemente, IBANS, moradas completas que escrevo vezes sem contas, emails, números, links, emojis específicos que uso muito 😂, criação de passwords aleatórias, parágrafos de lorem ipsum lorem, atalhos para programadas como calculadora XPTO, blocos de notas XPTO, abrir pastas específicas aonde guardo coisas e sons ao fazer determinadas coisas.

Ou seja, dá para fazer coisinhas simples e um par de meias (para não dizer botas, que seriam funcionalidades mais robustas).

Queres pôr o Autokey à prova? Comenta o que gostavas que ele fizesse e eu digo-te se seria ou não possível (dentro do meu limitado conhecimento).

#autokey #scripting #windows #coding

Comenta

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.